Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /home/joaosucu/public_html/post.php on line 6
Você sabe o que é gastroplastia redutora? | Dr. João Sucupira - Cirurgia Geral
    • 01 Aug 15

    Você sabe o que é gastroplastia redutora?

     

    Se não sabe, vamos ensinar agora! Esta é uma cirurgia para perda de peso. Indicada sobretudo para aqueles pacientes com outras doenças associadas, sobretudo o diabetes e para aqueles com índice de massa corporal acima de 40kg/m2.
    Nesta cirurgia como você observa no desenho acima, deixamos um pequeno reservatório gástrico, comportando volume aproximado de 30ml, já na gastroplastia vertical (Sleeve) o volume do estômago fica entre 150 a 250ml, assim sendo o Bypass é bem mais restritivo que a última cirurgia.
    Em seguida, o estômago reduzido é ligado diretamente ao intestino delgado (jejuno). O alimento ingerido irá assim percorrer 100cm de jejuno (alça alimentar) para então receber as secreções digestivas vindas do restante do estômago, figado e pâncreas (alça bilio-pancreática), na ligação entre a alça alimentar e a alça bilio-pancreática, chamada entero-anastomose. A partir daí, há mais 3 ou 4 metros de intestino pela frente, aonde ocorrerá a absorção de alimentos (alça comum). Não é retirado nenhum pedaço de intestino. Pode ser realizada por video-laparoscopia (pequenos cortes, com auxilio de vídeo) ou por laparotomia (corte grande). Deixamos rotineiramente um dreno (tubo de silicone) com o qual o paciente vai para casa e é retirado após 7 dias.
    As maiores vantagens dessa cirurgia estão na boa perda de peso (35 a 40% em média do peso original do paciente) e na boa manutenção do peso ao longo dos anos, na grande melhora na saciedade ( o paciente sente menos fome) e no bom controle do diabetes, nos pacientes acometidos desta afecção.

Deixe um comentário

Categorias