Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /home/joaosucu/public_html/post.php on line 6
Ultrassonografia do abdome | Dr. João Sucupira - Cirurgia Geral
    • 27 Apr 15

    Ultrassonografia do abdome

    Certo!
    E agora? Quando faz sentido solicitar ultrassonografia do abdome para diagnosticar apendicite aguda?
    Vamos relembrar algumas particularidades sobre este exame!!
    Quando colocamos o transdutor sobre a pele, o feixe de ultrassom se projeta como uma imagem de uma luz de lanterna. Figuras acima
    As estruturas mais densas aparecem em tons mais claros (de cinza à branco - hiperecogênicas), menos densas em preto (hipoecogênicas).
    Há alterações inflamatórias inespecíficas que surgem ao exame: presença de líquido livre em cavidade e gordura abdominal infiltrada.
    As alterações específicas seriam um apêndice cecal espessado como nas figuras 3 e 5 (sua parede deve medir acima de 6 a 7mm, valores normais em torno de 3mm), presença de um apendicolito/fecalito em sua luz (figura 1) também ajuda no diagnóstico (pois apendicite é um processo obstrutivo, mas classicamente a aparência de uma imagem em alvo (figura 2 e 4) quando apresentado em um corte transversal é um dos sinais patognomônicos.
    Em pacientes obesos ou muito distendidos não devemos indicar este exame pois a gordura do subcutâneo e os gases intestinais atrapalham a propagação do feixe de ultrassom, podendo o radiologista nem mesmo localizar o apêndice.
    Pacientes muito magros e em estágios iniciais por não ter gordura visceral o diagnóstico é dificultado por que não identificamos infiltrado, caso o apêndice ainda não apresente alterações morfológicas.
    Por esta razão o melhor exame de imagem a solicitar neste caso será a tomografia!
    O maior problema é que em muitos locais do Brasil, o médico não tem como pedir este exame...
    Nosso próximo bate papo falaremos sobre o papel da tomografia na apendicite!
    Mas na medicina a clínica é e sempre será soberana!
    Aguardem, vem coisa boa por aí!

Deixe um comentário

Categorias